segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sermão


Texto: Atos 9:3-19 
Introdução: Você começa sua jornada para conhecer a vontade de Deus para sua vida quando você...
I. Reconhecer que Deus de fato tem um plano para sua vida v.15
“Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”
Aplicação: Seja salvo ou perdido, Deus tem um plano para sua vida.
Isaías 45:5 “Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces” Jeremias 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”
Aplicação: Quando você é um cristão, Deus espera que você encontre e siga o Seu plano para sua vida.
Romanos 8:14 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”
A fim de descobrir a vontade de Deus para sua vida ...
II. Você precisa ouvir e responder à voz de Deus. V.10
“Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!”
Salmo 32:8 “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”
João 16:13 “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”
A fim de definir a vontade de Deus você deve ...
III. Aproximar-se do chamado de Deus com um coração disposto e receptivo v. 5-6
“Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer”.
A fim de conhecer a vontade de Deus...
IV. Você tem que estudar a palavra de Deus
Aplicação: Deus nunca lhe chamará para fazer algo que é contrário à Sua Palavra escrita.
Salmo 119:105 “A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”
A fim de descobrir a vontade de Deus você deve...
V. Propositadamente procurar conhecer a vontade de Deus e orar por sua direção v.11 “Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando”
Tiago 1:5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes imprópria; e ser-lhe-á concedida”
Provérbios 3:5-6 “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”
Uma vez que Deus começa a revelar Sua vontade para você, então você deve...
VI. Meditar sobre o chamado que Deus lhe deu. V. 9
“Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu”
Romanos 8:5-6 “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz”
Uma vez que você saiba o que Deus quer que você faça, se discipline para...
VII. Manter o ritmo com o tempo de Deus v. 11-12
“Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando; e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista”.
Aplicação: Durante três dias, Deus estava preparando Saulo para a visita de Ananias. Ananias não podia aproximar-se de Saulo, até que Deus dissesse a ele também senão ele estaria em perigo
I Coríntios 7:17 “Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas”
Gálatas 5:25 “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”
VIII. Tenha certeza de que aqueles a quem Deus chamou – A estes ele também fará para que sejam bem sucedidos v.17-18
“Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado”
Isaías 41:9-10 “tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”
Conclusão: Para o que Deus está chamando você? Você está disposto a segui-Lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário