terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos “impuras”, isto é, por lavar. (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.) Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?” Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas..."

Marcos 7:1-6a

Pensamento: Em diferentes culturas e idiomas o conceito de hipocrisia é expresso de formas como "ter duas caras", "duas línguas" "ser duas pessoas" ou "ter dois corações". Muitas culturas reconhecem que certas pessoas fingem ser algo que não são. Parece que a religião é particularmente sujeita a este mal. O pior é quando começamos a acreditar na mentira. Natanael Hawthorne observou que "nenhum homem pode por muito tempo ter uma face para si mesmo e outra para a multidão sem que, finalmente, ele comece a se confundir sobre qual é a verdadeira". O mentiroso apenas engana os outros. O hipócrita corre o perigo de enganar a si mesmo. É certo que quando Jesus confronta alguém "cara a cara" é porque a pessoa corre risco de perder a salvação. Será que há algo em nós que precisa vir à luz? Algum pecado, fraqueza ou tentação com a qual precisamos de ajuda? Se for o caso, procure um amigo de confiança com quem você possa tirar a máscara. Com certeza é uma face que você não quer continuar guardando. Que Deus nos abençoe.

Oração: Benigno Senhor, ajude todos nós a refletirmos sobre as diferentes faces que guardamos e colocamos. Que possamos tornar como o Senhor - homem íntegro e de uma face, uma fala e um futuro só. Esse é o caminho que queremos, Senhor. Em nome de Jesus rogamos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário