segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quando você não sabe o que fazer


Texto: I Pedro 5:6-10
Introdução: Na epístola de Pedro, é revelado que os crentes estão passando por dificuldades, e apesar de muitos avanços no mundo, as dificuldades ainda existem. Às vezes, no meio deles, muitos dos filhos de Deus encontram-se expressando que "eles não sabem o que fazer!" Como cristãos, precisamos explorar as Escrituras e descobrir as respostas práticas para a questão, "O que fazer, quando nós não sabemos o que fazer?"
I. Tente ser paciente
“Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hebreus 10:35-36)
A. As pessoas que não sabem o que fazer, muitas vezes toma decisões precipitadas e apressam-se em ações que mais tarde trazem arrependimento e decepção.
B. Quando não tiver certeza sobre quais as medidas tomar, devemos exercitar a paciência.
1. Devemos esperar antes de tomar decisões importantes ou tomar atitudes que podem mudar o rumo de nossas vidas. “sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma” (Tiago 1:3-4)
2. É intenção de Deus que os crentes sejam capazes de suportar os problemas e as provações de forma diligente
II. Tentar orar
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças" (Filipenses 4:6)
A. Muitas pessoas não conseguem orar como deveriam, porque eles se tornam tão envolvidas na tentativa de decidir o que fazer.
1. Ilustração: Para o cristão, a oração deve ser como respirar. Assim como a respiração é a resposta da vida física a presença de ar, assim a oração deve ser a resposta da vida espiritual com a presença de Deus.
B. Se quisermos chegar a uma decisão acertada há alguns princípios bíblicos que devem ser seguidos
1. Consultar a Deus
2. Ouvir a Deus
3. Obedecer a Deus
4. Aguardar o tempo de Deus
C. Quando não sabemos o que fazer, devemos "orar sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17)
III. Tente ser positivo
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8)
A. Não saber o que fazer muitas vezes traz desânimo e autocomiseração
B. Precisamos manter uma visão otimista crendo que Deus ainda está no trono e é capaz de dirigir as nossas vidas
C. O pensamento positivo produz fé e confiança
1. "Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4)
2. O Espírito Santo é maior do que Satanás e confiando Nele você pode vitoriosamente superar qualquer obstáculo da vida
IV. Tente ser produtivo
“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade" (1 João 3:18)
A. Devemos ser pacientes, mas não devemos ficar com as mãos cruzadas e esperar o tempo passar.
B. Alguém disse: "O segredo da paciência é fazer alguma coisa nesse meio tempo"
C. Quando você não sabe o que fazer, faça algo para Deus
1. Estenda a mão para os menos afortunados e compartilhe Cristo com os perdidos
2. Isto fará maravilhas e trará direção e sentido à sua vida. “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?” (1 João 3:17)
Conclusão: Como cristãos, devemos sempre lembrar que quando não sabemos o que fazer, devemos tentar ser pacientes, orar, positivos e produtivos. Embora não possamos entender o que está acontecendo, Deus está!

Nenhum comentário:

Postar um comentário