segunda-feira, 26 de março de 2012

A emoção de confiar em Deus


Texto: I Samuel 17:20-51

Introdução:
A fé é o coração da vida cristã. No entanto, muitos crentes lutam para confiar completamente no Senhor. A fé, muitas vezes começa a diminuir quando as graves adversidade ou quando as orações parecem ficar sem resposta. Mas a coisa emocionante de conhecer o Senhor Jesus Cristo é que o nosso Pai celestial nos ouve quando oramos. Confiar em Deus significa olhar além do que podemos ver; ou seja, vê o que Deus vê. Ele se deleita em atender às nossas necessidades e satisfaz os desejos dos nossos corações segundo a Sua vontade.


I. Como Davi demonstrou sua confiança em Deus?
A. A história de Davi e Golias ilustra a importância de confiar completamente no Senhor, especialmente quando enfrentamos desafios esmagadores. Todo o exército israelita, assim como o rei, estava aterrorizado com o gigante filisteu.
B. Davi estava focado na natureza espiritual da batalha. Ele declarou que a vitória vem do Senhor (I Samuel 17:46-47) e, em seguida, matou o gigante com uma pedra da sua funda. Com o seu campeão derrotado, os filisteus rapidamente perderam o coração permitindo os israelitas alcançá-los e vencer a batalha.


II. Qual foi a chave para a vitória de Davi?
A. Davi tinha muitas características naturais que fizeram dele um bom lutador. Ele era jovem, forte e preciso, com uma funda. Ele tinha experiência ao defender seu rebanho contra animais selvagens. Mas nenhuma dessas coisas foi a chave para seu sucesso contra o filisteu.
B. Davi viu o quadro final - o do gigante morto, antes mesmo de ele pegar uma pedra para sua funda. Ele sabia que o Senhor lhe daria a vitória porque Golias estava zombando não só do exército israelita, mas também do seu Deus.


III. Como uma pessoa pode ter certeza que totalmente confia em Deus?
A. Existem três níveis de fé. Um diz: "Sei que o Senhor pode fazer isso" Um segundo declara, "Eu sei que Ele vai fazê-lo, pelo menos para algumas pessoas" O nível mais alto de fé diz, "Eu creio que ele já fez" Deus pode nos dar a capacidade de ver algo como acabado. E se você não compreendeu a Sua vontade, Ele vai corrigi-lo suavemente.
B. No nível mais alto de fé, você não vai mais se preocupa. A preocupação revela que você não está totalmente confiando em Deus. Quando você confiar completamente nele, você vai parar de suplicar ao Senhor e começar a agradecer-Lhe por responder a sua oração.


IV. O que é necessário para mudar a vida de fé?
A. Purifique seu coração. Mesmo uma pequena quantidade do pecado, como amargura, falta de perdão, ou orgulho, irá dificultar a sua comunhão com o Senhor.
B. Renove a sua mente. Após o seu coração ser limpo, você será capaz de ver quando e onde Deus está trabalhando.
C. Certifique-se de que seus motivos são puros. É sua intenção justa ou egoísta? Primeiro, determine qual a vontade do Pai para a sua situação, então você será capaz de orar com confiança.
D. Concentre-se no Senhor. Muitas vezes, quando nos aproximamos do Senhor em oração, a nossa concentração não está nele. Nós vivemos em nossas emoções, os fatos e as opiniões dos outros. Todos os três são inimigos da fé eficaz.
E. Visualize a resposta à sua oração. O mundo tomou a "visualizar" prazo e torceu. Mas ela pode realmente ser uma ferramenta dada por Deus para fortalecer sua fé.
F. Ande a luz do produto acabado. Viva como se fosse apenas uma questão de tempo antes de sua oração ser respondida. Sua parte é descobrir a vontade de Deus, render-se, e esperar em Seu tempo. Quando você anda em tal nível de fé, você terá uma incrível sensação de paz e contentamento (Filipenses 4:6-7).


Conclusão:
Você já se acostumou a uma vida cheia de dúvida e descrença? Minha oração é que você vai aprender a confiar em Deus completamente. O segredo para a fé vitoriosa é descansar na capacidade do Pai para lidar com seus problemas. Confesse seus pecados, se concentre no Senhor, e renda-se completamente a Sua vontade. Então, viva como se o seu pedido já tivesse sido atendido. Você nunca mais será o mesmo novamente.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário