domingo, 11 de março de 2012

Vítima ou vencedor?
Posted: 09 Mar 2012 10:26 AM PST


Texto: Romanos 8:26-28

Introdução:

Você já se sentiu como uma vítima? A vítima é uma pessoa que foi prejudicada de alguma forma, seja fisicamente, financeiramente, profissionalmente, emocionalmente, ou de outra forma. Quase todas as pessoas são mal tratadas em um momento ou outro. Mas nem todo mundo se recupera do mau trato que sofreu, alguns indivíduos permitem que experiências dolorosas perturbem permanentemente suas vidas. Eles usam incidentes negativos como desculpa para um comportamento pecaminoso ou irresponsável.
Nós não temos que cair neste padrão destrutivo. Em vez de permitir que uma tragédia pessoal devaste nossas vidas, podemos deixar Deus usá-la para nos amadurecer espiritualmente.

I. Nossa visão de mundo afeta diretamente como nos relacionamos com nosso Criador.

A maioria das pessoas caem em uma das seguintes categorias:
A. Os deístas acreditam que Deus fez tudo, mas depois se afastou de um maior envolvimento com a Sua criação.
B. Os panteístas acreditam que Deus é o universo e tudo nele. Deus é considerado indistinguível da criação.
C. Os materialistas acreditam apenas no que podem ver, tocar e experimentar. A maioria dos ateus se enquadram nesta categoria.
D. Os fatalistas acreditam que tudo está predeterminado. Eles pensam que os resultados permanecem os mesmos, independentemente das escolhas que as pessoas fazem.
E. Os cristãos acreditam em um Deus que se envolve com a Sua criação. Acreditamos que o Senhor soberano do universo fez este mundo do nada. Embora Ele exista em toda parte na criação, Ele é separado dela, não está nela contido. Deus está no controle completo de tudo, mas Ele nos dá liberdade e quer estar pessoalmente envolvido nas nossas vidas.
  II. Que garantias a Bíblia oferece?A. Deus está no controle de nossas circunstâncias. Ele governa sobre todos os eventos, pessoas e situações (Salmo 103:19, 135:6; Provérbios 21:1; Colossenses 1:15-17). Nada mal acontece sem ele saber. Nós nem sempre gostamos do que Ele nos permite, e às vezes nós não entendemos os Seus caminhos (Deuteronômio 29:29;. Isa 55:8-9). Mas Ele tem um propósito divino para tudo que dá errado, e pode transformar os maus hábitos dos homens em algo bom.
B. Deus é a fonte da vida e de todas as coisas boas. Como o Senhor eterno, Ele criou tudo.
C. Deus pega as coisas ruins que as pessoas fazem e as utiliza para Seus propósitos. José percebeu que o tratamento mal dos seus irmãos foi uma ferramenta nas mãos de Deus (Gênesis 50:20). O Senhor pode usar a tragédia em sua vida para atraí-lo para mais perto Dele e ensiná-lo a depender dele mais plenamente.
 

III. Que verdades gratificantes estão ligadas com a soberania de Deus? Podemos:

A. Viver com maior confiança no Senhor. Ele é o Soberano do universo. Você e eu somos capazes de enfrentar dificuldades, porque sabemos e podemos contar com aquele que está no comando.
B. Viver livres da preocupação. Nosso Pai Celestial promete prover as nossas necessidades básicas (Mateus 6:25-33). Isso significa que quando nos falta alguma coisa, Deus pode estar trabalhando por essa situação.
C. Ter uma maior sensação de gratidão. Porque o Senhor soberano é o nosso provedor, podemos ter confiança de que todas as necessidades serão satisfeitas. Nossos pedidos não são realizados simplesmente por acaso, mas segundo a sua bondade e cuidado paternal por nós.
D. Ser mais paciente em tempos de adversidade. Podemos estar confiantes de que o sofrimento vai acabar de uma forma ou de outra, Ele quer nos levar através da adversidade ou nos levar para casa para estar com Ele. Além disso, o Senhor nunca prometeu deixar ou nos abandonar (Hebreus 13:5).
E. Antecipar a obra de Deus em nossas vidas. Podemos ter confiança que o Senhor irá trabalhar com a adversidade. Por exemplo, eu conheço uma família que está perdendo suas casas e negócios, mas eles se alegram com as coisas boas que Deus está fazendo neles através deste momento difícil.
 

Conclusão:

O Pai celestial sempre tem um propósito para permitir a adversidade. Se você é um filho de Deus, você pode ter certeza que Ele vai trabalhar com as dificuldades para desenvolver seu caráter, lhe ensinar mais sobre sua natureza, e equipá-lo para ministrar mais efetivamente. Aprenda a ver as adversidades como uma ferramenta que Deus usa para fazer algo fantástico em sua vida.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário